No domingo passado (23), a Prefeitura do Rio inaugurou a linha 67 do BRT, estabelecendo uma conexão direta entre o Terminal Campo Grande e o Terminal Deodoro, localizados na Zona Oeste. O novo serviço, denominado Conexão BRT, atravessa nove bairros e realiza 16 paradas em pontos de ônibus convencionais ao longo do percurso, incluindo trechos da Avenida Brasil.
“Um dos principais desafios para os passageiros do BRT tem sido acessar os terminais, especialmente o Terminal Deodoro. Esta nova conexão BRT proporcionará uma linha direta, mais rápida e operada por ônibus novos. Começamos com este primeiro trajeto que conecta os terminais de Campo Grande e Deodoro, sem necessidade de pagar uma segunda tarifa”, explicou o prefeito Eduardo Paes.
Para este trajeto, foram disponibilizados 20 ônibus novos do modelo padron. Esses veículos estarão equipados com catracas internas para embarque de passageiros na rua. Está prevista uma frequência de 10 minutos nos horários de pico e operação ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A previsão é de que o tempo de viagem seja de aproximadamente uma hora. A operação, sob responsabilidade da Mobi-Rio, aceitará exclusivamente pagamentos com os cartões Riocard e Jaé. A tarifa será de R$ 4,30, valor estabelecido para os modais de transporte público coletivo regulados pela prefeitura.
“A linha 67 será um serviço muito importante para a população da Zona Oeste e vai conectar três corredores: Transoeste, Transolímpica e Transbrasil. O serviço vai passar de 10 em 10 minutos nos horários de pico e está integrado ao sistema BRT. Ou seja, se o passageiro pegar esse ônibus na rua e depois o BRT convencional vai contar apenas como uma passagem”, destacou Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes.
Nos terminais Campo Grande e Deodoro, os passageiros da linha 67 deverão embarcar e desembarcar nas plataformas do BRT. Durante as paradas ao longo do percurso, o serviço funcionará como nos ônibus convencionais, não aceitando pagamento em dinheiro.
Plano operacional da nova linha BRT:
Serviço 67 (Terminal Campo Grande/Terminal Deodoro)
Serviço 67 (Terminal Deodoro/Terminal Campo Grande)
Fonte: Diário do Rio.
Comente este post