Durante uma fiscalização realizada nesta terça-feira (11), agentes do Procon Carioca descartaram 128,3 kg de alimentos impróprios para consumo em restaurantes do Shopping Tijuca, localizado na Zona Norte do Rio. A operação foi motivada pelo aumento de demanda devido ao Dia dos Namorados.
De acordo com a prefeitura do Rio, a maior irregularidade foi encontrada no restaurante Heaven Cucina, onde quase 113 kg de alimentos foram descartados por estarem armazenados de forma inadequada e fora da data de validade.
No restaurante Madero, os fiscais detectaram 12 kg de alimentos armazenados incorretamente e sem data de abertura ou validade, além de baratas na cozinha. Já no Gula Gula, aproximadamente 3,5 kg de produtos fora da validade e sem identificação foram descartados.
Renata Ruback, diretora executiva do Procon Carioca, afirmou que a fiscalização foi intensificada para garantir os direitos básicos de proteção ao consumidor e ressaltou que os estabelecimentos poderão ser multados após o período de defesa.
Em nota, o Madero destacou que dos 12 kg de alimentos descartados, 9 kg eram de sal, que estava sem a segunda marcação de data de validade, mas ainda dentro do prazo de consumo. O restaurante também apresentou um certificado de dedetização emitido pela Vigilância Sanitária e reforçou seu compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos.
O Shopping Tijuca, Heaven Cucina e Gula Gula ainda não se manifestaram sobre a fiscalização. O estabelecimento permanece aberto ao público.
Fonte: O Dia.
Comente este post