Dois homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (26) após assaltarem um ônibus da linha 497, que opera entre Penha e Laranjeiras. A abordagem aconteceu em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.
Segundo a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do 22º BPM (Maré) localizaram os suspeitos na Rua Dona Isabel logo após o crime.
Com os detidos, foram apreendidos uma réplica de pistola e uma motocicleta utilizada na ação. Além disso, dois celulares roubados foram recuperados. O caso foi encaminhado à 21ª DP (Bonsucesso).
Em nota, o Rio Ônibus destacou a importância da atuação das forças de segurança para garantir a mobilidade da população. “É fundamental que essa ação seja constante. A frequência dos assaltos a ônibus e a insegurança nas vias públicas não podem ser tratadas apenas como números”, afirmou em comunicado.
Outros casos:
No dia 13 de março, passageiros e o motorista de um ônibus foram aterrorizados durante um assalto na Avenida Brasil, na altura de Irajá. Testemunhas relataram que os criminosos dispararam duas vezes dentro do coletivo, agrediram e ameaçaram os ocupantes, além de entregarem uma munição ao condutor como forma de intimidação.
No dia seguinte, um suspeito foi preso ao tentar roubar outro ônibus na Avenida Brasil, na altura de Benfica. A Polícia Militar recebeu informações sobre criminosos a bordo da linha 378 (Marechal x Castelo) e, com apoio da UPP Providência e do batalhão de São Cristóvão, interceptou o veículo na Avenida General Justo, no Centro do Rio, onde efetuou a prisão.
Ainda na mesma via expressa, em 28 de fevereiro, um ônibus de turismo vindo de São Paulo foi assaltado na altura de Ramos. Os criminosos levaram os pertences dos passageiros e fugiram.
Já no dia 6 de janeiro, câmeras de segurança registraram um assalto a um coletivo da linha 2310 (Candelária x Bangu) por volta das 20h30. Três criminosos entraram no veículo na altura de Deodoro, na Avenida Brasil, e cometeram o roubo.
Dois dias depois, outro crime semelhante ocorreu na mesma via, próximo à Penha, desta vez pela manhã. Os assaltantes ameaçaram os passageiros, roubaram pertences e efetuaram disparos dentro do coletivo. Uma vítima precisou ser encaminhada ao hospital.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, somente em janeiro, foram registrados 563 roubos em ônibus, uma média de 18 ocorrências diárias. O número representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 456 casos, sendo o maior índice dos últimos quatro anos.
Fonte: O Dia
Comente este post