A Clínica da Dor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, vinculado à Uerj, tornou-se uma referência nacional no tratamento da dor crônica. Agora, o modelo de sucesso pode ser expandido pelo Brasil. O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 5.978/2025, que propõe criação de Clínicas da Dor em todos os hospitais universitários federais brasileiros. A iniciativa visa ampliar o acesso a tratamentos especializados para milhões de brasileiros que convivem com dores persistentes e condições como a fibromialgia.
O cenário é bem alarmante. Doenças relacionadas à dor crônica estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. Em 2025, a dorsalgia liderou, pelo terceiro ano seguido, os afastamentos no INSS. A falta de serviços integrados faz pacientes peregrinarem por unidades sem que os profissionais dialoguem entre si.
O diferencial da Uerj, coordenada pelo médico Nivaldo Ribeiro Villela, é a abordagem biopsicossocial. Sua equipe multidisciplinar — médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros especialistas — trata o físico e os impactos emocionais, como ansiedade e depressão. O projeto prevê apoio federal para implantação, manutenção e capacitação, com protocolos baseados em evidências científicas.
O PL 5.978/2025 tramita na Câmara dos Deputados e passará pelas comissões de Educação, Saúde, Finanças e Constituição. Caso aprovado, transformará uma iniciativa consolidada no Rio em uma rede nacional, resgatando a dignidade e a qualidade de vida de pacientes que hoje enfrentam barreiras severas para obter o necessário atendimento especializado no sistema de saúde.
Fonte: Extra.







































































Comente este post